dimanche 18 avril 2010

Aubrey Beardsley




(Retrato de Aubrey Beardsley - 1895)


AUBREY BEARDSLEY

Essa semana em uma aula de inglês, falamos deste pintor e mais precisamente de sua obra The Peacock Skirt. Nesse artigo me interessarei unicamente pela vida do pintor.

Aubrey Vincent Beardsley (21 de agosto de 1872 em Brighton - 16 de março de 1898 em Menton) foi um ilustrador e autor inglês. Seus desenhos foram executados com tinta preta e influenciados pelo estilo das gravuras japonesas, enfatizando o grotesco, o decadente e o erotico. Ele também foi o protagonista do "Aesthetic Movement" (Movimento Estético) que incluia também Oscar Wilde e James A. McNeill Whistler (o "Aesthetic Movement" é um movimento europeu do século XIX que enfatizava valores estéticos em relaçao à temas morais ou sociais em literatura, arte e arte decorativa). A contribuiçao de Beardsley no desenvolvimento do estilo Art Nouveau e para o movimento de posteres foi significativo apesar de sua breve carreira interrompida pela sua morte prematura de tuberculose.


Sua carreira artistica começara com o seu encontro com o pintor pré-rafaelita Edward burne-Jones que o orientou à Westminster School of Art onde ele teve como professor Frederick Brown. Beardsley foi o artista mais polêmico do movimento Art Nouveau, famoso por suas imagens obscuras e perversas e por seu erotismo grotesco que eram os temas principais de seu trabalho. Suas ilustraçoes eroticas mais famosas tinham como tema historia e mitologia.





(Lysistrata - Aubrey Beardlsey 1896)

Ele fez igualmente muitas ilustraçoes para livros e revistas (como a Morte de Arthur para a ediçao de luxo do Sir Thomas Malory) e trabalhou também para revistas como a The Studio e The Savoy. Beardsley também escreveu Under the Hill, um conto erotico inacabado. Ele era caricaturista e fez alguns desenhos politicos. Seus trabalhos refletiam a decadência de sua época e sua influência foi enorme, claramente visivel nos trabalhos do Simbolisma Francês, no Poster Art Movement de 1890 e nos trabalhos de muitos artistas depois do periodo Art Nouveau como Pape e Clarke.


Beardsley dizia: "Eu tenho um objetivo - o grotesco. Se eu nao sou grotesco eu nao sou nada". Ele também era meticuloso em relaçao ao modo de se vestir: ternos cinzas, chapéus, gravatas; luvas amarelas...


Apesar de Beardsley estar ligado ao "clique homossexual" que incluia Oscar Wilde, os detalhes de sua sexualidade permanecem obscuros. As especulaçoes em relaçao à sua sexualidade incluiam rumores de uma relaçao incestuosa com sua irma mais velha (Mabel) que teria engravidado. Através toda a sua carreira, Beardsley teve ataques recurrentes de sua doença que acabaria com essa carreira. Frequentemente ele sofria de hemorragias do pulmao e muitas vezes era incapaz de trabalhar ou sair de casa.


Beardsley se converteu ao catolicismo em março de 1897 e teria pedido entao ao seu editor, Leonard Smithers de "destruir todas as copias de Lysistrata e os desenhos ruins... Por tudo que é sagrado, todos os desenhos obscenos." Smithers ignorou seus pedidos e continuou vendendo reproduçoes e falsificaçoes do trabalho de Beardsley.


Beardsley morreu em Menton, na França aos 25 anos no dia 16 de março de 1898 de tuberculose.

(The Peacock Skirt - Aubrey Beardsley 1892)


(The Stomach Dance - Aubrey Beardsley 1894)

(The Toilet of Helen - Aubrey Beardsley)

Fonte:


http://en.wikipedia.org/wiki/Aubrey_Beardsley


http://en.wikipedia.org/wiki/Aestheticism

(Esses dois sites estao integralmente escritos em inglês, todas as informaçoes que eu juntei eu mesma tentei traduzir)

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire