![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhU2qJMM5VHKPQhLzxZFvlafaj_XTLZeb1zXQ_COaBSqEt8EHewZBJb3pwxe6FMUE8GlUCk-8ulzPWXq4KilSF-aKv1cLtpNIEsH3V8gaHbVJHn1sZvC-vcOLs81jAMXwvbh5v_B_AUoBQ/s320/Ouroboros.bmp)
Ouroboros
Esse Blog não foi criado com o objetivo de ser visto pelos outros. Na verdade eu fiz esse Blog para mim mesma. Decidi juntar todas as coisas que eu mais aprecio aqui: música, fotos, personalidades, livros, arte, enfim, meio que tudo que passa pela minha cabeça.
Eu me chamo Elisa. Moro atualmente na França, mais especificamente em Paris, tenho 19 anos e sou franco-brasileira. Estou no segundo ano de Historia da Arte. Deu pra reparar que algumas palavras no meu texto nao foram acentuadas, pois bem, teclado europeu é outra coisa!
Ouroboros (ou oroboro ou ainda uróboro) é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. A origem dessa palavra vem do grego antigo: οὐροϐóρος, dando em latim uroborus que significa, literalmente, "que morde a cauda". É um símbolo da eternidade. É possível que o símbolo matemático do infinito tenha tido sua origem a partir desta imagem.
O Ouroboros é um simbolo muito antigo que nos podemos encontrar em varias culturas em todos os continentes. A representaçao mais antiga conhecida é a representaçao egipcia datando do século XVI antes da nossa era. Sua forma circular pôde ser interpretada de diversas maneiras pelos egipcios. Como o simbolo do ciclo do tempo e da eternidade e algumas vezes o Ouroboros foi representado rodeando um sol nascente no horizonte do céu para simbolizar o renascimento do astro do dia a cada manha, ao sair do Noun (podemos considerar o Noun mais como um conceito do que um deus. Ele é o oceano que fez a vida e fara a morte, presente em todo o mundo). Desse ponto de vista ele foi visto como um simbolo de rejuvenescimento e de ressureiçao explicando sua presença sob os caixoes. Foi-lhe atribuido algumas vezes um significado protetor. Além disso, pelo fato dele morder sur propria cauda ele também foi considerado como simbolo de autodestruçao et de aniquilaçao.
No entanto, os dragoes da cultura chinesa Hongshan (-4 700/-2 600), chamados dragao-porco ((猪龍, zhulong, em chinês et Pig dragon em inglês) feitos de jade podem ter inspirado as representaçoes antigas.
Os Fenicios herdaram provavelmente essas representaçoes dos egipcios, transmitindo-as aos gregos que lhes deram o nome de Ouroboros.
Segundo a mitologia nordica, a serpente Jörmungand é um dos três filhos de Loki. Ela cresceu tanto que chegou ao ponto de rodear o mundo e pôde alcançar sua cauda em sua boca, mantendo assim os oceanos em seus lugares.
Nas lendas de Ragnar Lodbrok, o rei de Götaland, Herraud da como presente à sua filha Þora um pequeno dragao (Lindworm) que ao crescer rodeou o pavilhao da menina mordendo sua cauda. Ragnar mata o dragao que se casara com Þora. Ragnar tera um filho um ano mais tarde (de uma outra mulher, Kraka), que nasce com a imagem de uma serpente branca dentro de um olho; essa serpente rodeia sua iris mordendo sua cauda. O significado simbolico que a serpente representa aqui é o começo e o fim de todas as coisas, sendo assim um simbolo de esperança et de renascimento.
No cristianismo se nos considerarmos que a serpente simboliza as forças do mal, o demônio infernal (Gênese, a serpente que seduziu Eva), o Ouroboros pode incarnar a aliança entre dois principios opostos como a terra e o céu.
Segundo o Dictionnaire des symboles, (Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Robert Laffont, 11ª impressão, Paris, 1990, pág. 716) o ouroboros simboliza o ciclo da evolução voltando-se sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de movimento, continuidade, em consequência, eterno retorno.
Segundo o Dictionnaire des symboles, (Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Robert Laffont, 11ª impressão, Paris, 1990, pág. 716) o ouroboros simboliza o ciclo da evolução voltando-se sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de movimento, continuidade, em consequência, eterno retorno.
A forma circular da imagem pode ser interpretada de outra maneira: a uniao do mundo khthôn (do grego, que significa "que nasceu da terra", qualificativos aplicados aos deuses infernais), figurado pela serpente e o mundo celeste figurado pelo circulo. Essa interpretaçao sera confirmada pelo fato de que o Ouroboros, em certas representaçoes sera metado preto, metade branco. Ele significara assim a uniao de dois principios opostos, seja o céu e a terra, o bem e o mal, o dia e a noite, o Yang e o Yin chinês, etc...
(os dois ultimos artigos estao integralmente escritos em francês, tudo o que eu juntei como informaçao para o meu texto eu mesma traduzi).
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire